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Dicas de como prestar um atendimento de excelência na sua imobiliária.

Por: Jessica Dayen em 23/09/2020

Você certamente notou que as transações comerciais mudaram muito nos últimos anos. Incentivadas principalmente pela internet e pela comodidade do acesso à informação, as imagens de consumidores em diversos campos são cada vez mais preocupadas e exigidas.

Melhorar o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, os consumidores têm mais opções e sabem disso. Se o seu corretor de imóveis não pode atendê-lo de acordo com a sua necessidade, você encontra várias outras opções no mesmo segmento de mercado em apenas alguns segundos.

Não basta apenas respeitar e educar a todos, é preciso também desenvolver estratégias e estar preparado para atender clientes de excelência.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter um atendimento de excelencia dentro do seu emprendimento imobiliário e assim fidelizar os seus clientes.

Tenha agilidade em todas as suas respostas.

Hoje em dia ninguém tem paciência para esperar muito por uma resposta. Principalmente em um mercado competitivo como o imobiliário, você precisa ser ágil para responder às dúvidas dos clientes. Afinal, muitas vezes as pessoas enviam mensagens para várias empresas quando procuram imóveis na Internet.

O primeiro contato é fundamental para que o consumidor continue interessado nas soluções da sua empresa. Além de garantir que o cliente não espere muito, deve ser dada uma resposta cordial e objetiva. Textos longos e burocráticos podem alienar o interessado e prejudicar o negócio.

Por exemplo, o WhatsApp Business permite que você crie mensagens automáticas e personalizadas. Graças a isso, mesmo fora do horário de trabalho, a tecnologia pode ser utilizada para não deixar o consumidor sem resposta.

Utilize o vocabulário e linguagem adequada.

Certamente você já ouviu falar sobre a importância de criar uma persona para o seu negócio. Um dos principais objetivos é adaptar a linguagem da empresa ao perfil do cliente imobiliário. Se o seu consumidor for um advogado de 60 anos, é muito provável que a comunicação precise ser mais formal do que, por exemplo, com uma empresa que inclui um jovem estudante.

Usar a linguagem certa é importante para o cliente entender o que está sendo dito e se identificar com a marca. O cuidado com a gramática e a ortografia também deve estar presente em todos os canais de contato da empresa, inclusive nas redes sociais. A linguagem visual, fotos e imagens utilizadas nos conteúdos e perfis merecem atenção especial. Comprar uma casa ou apartamento está diretamente relacionado às emoções, e os estímulos visuais são importantes para isso.

Seja flexivel quando for negociar.

É importante estar disposto a negociar termos e valores para ajudar os clientes a concluir a compra ou o aluguel. Isso não significa fazer coisas malucas, mas ter uma certa margem pode fazer com que todos os envolvidos na transação lucrem mais com isso. Por exemplo, ao marcar visitas, essa disposição para ajudar os clientes também pode ser demonstrada. Uma pequena atitude pode cultivar bons relacionamentos e facilitar esse processo.

Atendimento personalizado e preparado.

Para que alguém invista seu dinheirona sua imobiliária a sua empresa, ele deve ser especialista no ramo. Ter uma equipe preparada para as dúvidas que possam surgir no processo é uma forma de cultivar essa confiança. O objetivo deve ser sempre fornecer informações de alta qualidade, mas como é humano errar, em caso de erro basta admitir o erro e alterar os dados.

Além de ter um bom conhecimento da carteira imobiliária, o colaborador deve estar atento ao que está acontecendo no mercado. Cursos e palestras são boas maneiras de manter sua equipe atualizada e pronta para um atendimento excelente.

Atenda com presteza e honestidade.

Muitos corretores fazem a promessas de coisas que não conseguem cumprir só para fechar a venda. Mentir, seja sobre imóveis ou meios de pagamento, é péssimo para a imagem da empresa. Essa atitude pode até prejudicar futuros recomendadores essa é uma das melhores maneiras de conquistar novos clientes.

O marketing boca a boca ainda é um dos métodos mais eficazes e econômicos do mercado. Sem contar que, na prestação de serviços de qualidade, os clientes podem futuramente solicitar serviços de imobiliárias. Não engane os consumidores com falsas promessas. Profissionalismo e transparência são as qualidades básicas do sucesso de qualquer empresa.

Seja empatico (a), se ponha no lugar do cliente.

Não trate os consumidores como apenas um número ou vários nomes na planilha. Entender o cliente, suas expectativas, problemas e sonhos é essencial. Tudo isso afeta a escolha de atributos e a forma como os serviços devem ser executados.

É preciso construir uma relação de confiança, o que mostra que as imobiliárias podem resolver seus problemas e te ajudar a realizar seus sonhos, seja conquistar sua própria casa ou morar em um determinado ponto da cidade.

Para isso, além da pesquisa de papéis, é importante ouvir com atenção tudo o que todos os que estão em contato com a empresa devem dizer. Um serviço personalizado e atencioso é essencial para concluir a transação.

Separe o lado pessoal do profissional.

Quando lidamos com clientes, principalmente quando tratamos de temas relacionados à aquisição de imóveis, é natural que causemos emoções. No entanto, é preciso deixar de lado a ansiedade, lidar com objeções e até mesmo faltar a paciência dos clientes. Na prestação de serviços, os colaboradores representam a empresa e precisam ser o mais profissionais possível. Isso torna muito mais fácil posicionar-se afetuosamente em situações adversas.

O atendimento ao cliente é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio. Diante de um mercado vibrante e competitivo como o imobiliário, essa importância se fortalece. Desde o primeiro contato até o pós-venda, manter um bom relacionamento com os consumidores afeta diretamente as vendas. Se os consumidores ativos não podem ser bem controlados, é impossível fornecer bons serviços.